Cuidados de higiene que devemos ter ao frequentar piscinas

Muitas pessoas têm receio e ficam preocupadas com a higiene ao frequentar piscinas, por estarem sujeitas a contaminações que vão desde resíduos visíveis como folhas e fuligem, até óleos bronzeadores, suor e excreções (fezes, urinas e saliva) deixadas pelos banhistas.

Entretanto, nem sempre o perigo está apenas na água da piscina em si. De acordo com Sônia Marques, diretora do Laboratório de Análise de Água PROANALYSI, apesar de ser um ambiente propício à proliferação de bactérias e fungos, em geral, a qualidade da água de piscinas públicas e por aquelas frequentadas por um grande número de pessoas é verificada com frequência e recebe tratamento por meio de produtos químicos em especial o Cloro. O risco, nesse caso, é de que o tratamento feito seja insuficiente ou de maneira incorreta, com erros comuns como o de jogar o cloro diretamente na água (sem diluir antes), ou desconsiderar a evaporação do produto para o caso das piscinas aquecidas.

O ideal é que a água da piscina permita visibilidade perfeita, esteja com pH entre 6,7 e 7,9 e cloro residual disponível entre 0,5 a 0,8 mg/litro.

Porém, o controle e tratamento normalmente não é realizado nos ambientes que os banhistas utilizam antes e depois de entrar na água, como é o caso dos vestiários, banheiros, bebedouros e áreas de descanso em geral. A falta de cuidado ou inexistência de duchas e lava-pés, por exemplo, assim como a higienização inadequada de chuveiros, acaba transformando-os em locais com grande risco de contaminação e infecções.

Por isso, veja algumas dicas para se proteger ao utilizar piscinas públicas ou em condomínios:

  • Sempre utilizar lava-pés e duchas antes e depois de entrar na água;
  • Sempre utilizar chinelos ao se banhar em chuveiros ou frequentar vestiários, banheiros e áreas de descanso;
  • Evitar o uso de óleos bronzeadores e outros produtos na pele;
  • Não sentar diretamente em vasos sanitários ou utilizar protetores adequados ao fazê-lo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *